Entenda o tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal

O tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal é cada vez mais utilizado para essa correção devido ao aumento da segurança e durabilidade do procedimento com o desenvolvimento dos novos materiais.

Por apresentar menores riscos que a cirurgia aberta, esse procedimento é opção de tratamento para pacientes mais idosos ou ainda, aqueles que tenham um comprometimento cardíaco e/ou pulmonar  que tornem a cirurgia aberta  um procedimento de risco inaceitável.

Consiste no uso de um tubo com suporte metálico que é inserido na aorta através de cateteres pela virilha. Esse tubo, a endoprótese, ao cobrir toda a extensão do aneurisma, evitaria que a pressão arterial crônica, com o tempo, provocasse a ruptura do mesmo.

Um cateter com a endoprótese (posicionada em sua extremidade) é introduzido através de uma artéria da virilha. Em seguida a ponta do cateter com a endoprótese é posicionada no local da aorta aneurismática, onde ela é liberada. O procedimento geralmente é feito sob anestesia geral ou regional, mas pode ser feito até mesmo sob anestesia local se a gravidade da condição do paciente tornar isso necessário. A alta hospitalar costuma ocorrer 2 dias após o término do procedimento. Em poucos dias  após o procedimento, o paciente poderá retornar as suas atividades cotidianas.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Chegou a Primavera: aproveite para deixar suas pernas mais bonitas para o verão

Chegou a Primavera: aproveite para deixar suas pernas mais bonitas para o verão


Evite ficar disfarçando suas varizes e adiando cada vez mais o seu tratamento. Esses últimos meses antes do verão ainda oferecem tempo suficiente para conseguir bons resultados para a temporada de calor.

Como algumas das técnicas necessitam de pontos ou deixam hematomas nas pernas, a exposição ao sol deve ser evitada por, no mínimo, 30 dias. Embora não haja problema nenhum em fazer esse tratamentos nas épocas de temperaturas mais elevadas, o desconforto causado pelo uso de meias elásticas e proteção das regiões tratadas do sol com roupas mais longas fazem com que muitos pacientes, e mesmo médicos, privilegiem os meses de frio para o tratamento.

Portanto, se deseja expor pernas mais bonitas já no próximo verão, procure tratamento. Consulte um cirurgião vascular para fazer uma avaliação clínica completa das veias das pernas, ainda que o tratamento tenha fins estéticos. Às vezes, apenas os vasinhos estão visíveis, mas é possível que haja microvarizes e varizes que também precisam ser tratadas.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Salto alto causa varizes?

Salto alto causa varizes?

Salto médio: CORRETO, ideal para favorecer a circulação do sangue

Não. Apesar de ser uma dúvida muito comum, não há estudos que demonstrem relação causal entre o uso de salto alto e o surgimento de varizes. O salto pode até melhorar o desempenho da circulação venosa.

Nossos pés foram “desenhados” para uso em solos irregulares, com diversas texturas e densidades. Na vida moderna, principalmente nas cidades, nossos pés estão quase sempre em contato com pisos duros, regulares, causando impacto adicional e tornando a pisada muito “plana”. Como o bombeamento do sangue das veias é feito pela contração muscular, quanto mais “plana” a pisada, menor é a efetividade da contração muscular. O salto (desde que não muito alto) pode melhorar a performance da contração muscular, bombeando mais sangue venoso, aliviando a pressão venosa nas pernas.

"Rasteirinha": ERRADO, prejudica a circulação

Um estudo do Dr. João Potério, cirurgião vascular da UNICAMP, mostrou melhora da performance da “bomba” muscular venosa da panturrilha com o uso de salto alto entre 4 e 6 cm.

Salto muito alto: ERRADO, prejudica a circulação do sangue

Entretanto, saltos muito altos (7-10cm), segundo dados da pesquisa do médico Wagner Tedeschi Filho, da USP, impedem que o tornozelo trabalhe em seu ângulo ideal. Isso limita a articulação e leva a um encurtamento do curso de trabalho da panturrilha. Isso prejudica o retorno venoso da perna, o que pode causar varizes e outras doenças venosas.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Alguns cremes ou comprimidos podem eliminar as varizes?

Alguns cremes ou comprimidos podem eliminar as varizes?

Não há comprovação científica de que cremes ou medicações via oral eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada.

O que existem são cremes e remédios que podem aliviar alguns dos sintomas. Seu uso deve fazer parte de um tratamento completo sempre indicado por um médico especialista em Cirurgia Vascular.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Musculação causa varizes?

Musculação causa varizes?

Para os atletas de alta performance, como halterofilistas e fisiculturistas, há maior predisposição para ocorrência de varizes, pois nesses exercícios, exige-se grande aumento da pressão intra-abdominal. Isso aumenta a pressão sobre as veias que drenam o sangue das pernas, o que dificulta o retorno venoso.

Fora dessas atividades muito exigentes acima descritas, ginástica e musculação, desde que recomendadas pelo médico e acompanhadas por professores de educação física, não só não provocam varizes, como também ajudam a evitá-las.

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes e auxilia no seu melhor funcionamento.

Além disso, coordenar a respiração durante a execução do exercício também é fundamental. A respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. Quando não soltamos o ar durante a contração abdominal, o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado à tendência genética, por exemplo, pode favorecer o aparecimento de varizes.

Caso o praticante de musculação seja portador de varizes ou tenha casos na família, recomenda-se uma avaliação médica complementar com um cirurgião vascular, que indicará a melhor prática física de acordo com suas reais condições de saúde.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Microvarizes, Varizes

Se eu não me importo com estética mas tenho vasinhos, preciso fazer um tratamento?

A presença de vasinhos vai muito além do comprometimento estético. Essas veias freqüentemente não são o problema em si, são sinais de insuficiência venosa, um comprometimento do retorno venoso do membro. Para detectar essas alterações é importante a avaliação de um especialista, que poderá solicitar alguns exames complementares caso julgue necessário. O tratamento correto pode reduzir a probabilidade de que surjam novas veias varicosas, dores, coceira,descamação, endurecimento da pele e feridas crônicas.

Quanto à questão estética, é sempre interessante lembrar que a tendência da doença é o surgimento de mais vasinhos ao longo dos anos. Com isso, o comprometimento estético pode se agravar e passar a incomodar o paciente no futuro. Entretanto, quanto mais tempo o tratamento for postergado, piores costumam ser os resultados estéticos ou mais longos se tornam os tratamentos.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Varizes

Quais as posições que favorecem o surgimento das varizes?

Ficar muito tempo de pé ou sentado. Nessas posições, as perna ficam para baixo e a circulação venosa atua contra a gravidade, que torna o retorno venoso mais difícil. Toda vez que as pessoas se movimentam, a contração dos músculos da pantirrulha impulsiona o fluxo de sangue para cima e a circulação é facilitada. Portanto, subir escada pode ser considerado até um exercício físico, o que ajuda a incrementar o retorno venoso. Deitar, especialmente com as perna para cima, também favorece o retorno venoso.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Varizes

Ficar em pé muito tempo causa varizes?

O fato de permanecer muito tempo em pé não causa varizes, mas certamente piora a doença em pacientes predispostos, fazendo com que as varizes apareçam mais rapidamente e se tornem maiores. Paciente predispostos já apresentam uma anormalidade da função das veias, o que pode decorrer de tendência genética ou mesmo de uma trombose prévia.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Microvarizes, Varizes

Os vasinhos podem se transformar em varizes grossas caso eu não faça o tratamento?

Aqueles vasinhos vermelhos ou roxos não se transformam em varizes grossas. Seu principal comprometimento é estético. Entretanto, sua presença alerta para um problema maior de insuficiência venosa que, se não tratado, pode levar ao surgimento das temidas varizes. Por isso, é fundamental que um cirurgião vascular avalie o caso, para detectar eventuais anormalidades além da simples questão estética.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)