Varizes

As veias safenas retiradas na cirurgia não farão falta no futuro?

A veia safena interna é uma veia longa que percorre toda a face interna da perna e faz parte do sitema venoso superficial da perna. Esse sistema corresponde a 20% da circulação venosa da perna, logo, uma veia desse sistema causa pouca repercussão quando removida. É justamente por isso, e por ser uma veia bastante longa, que a veia safena interna é retirada da perna e utilizada como substituto da circulação arterial quando há uma obstrucao grave em diversos locais do corpo, como coração ou ainda na pernas. (ex. infarto, amputacao de perna e etc).

Durante uma cirurgia de varizes, a preservação da safena é um objetivo, pois ela poderá ser útil caso uma ponte de safena (também chamado bypass) seja necessária para corrigir algum problema mais grave de circulação.

Entretanto, essa veia pode estar cometida pela doença de varizes em alguns pacientes. Nesses casos, a safena apresenta alterações em sua estrutura que impedem sua utilização como ponte. Dessa forma, a safena não terá utilidade para uma cirurgia do coração, por exemplo, e deverá ser retirada para completa correção das varizes.

Uma safena comprometida, quando não retirada, causa retorno de varizes em curto period após a cirurgia.

Como opção à extração tradicional da safena, pode-se realizar a ablação desta com laser, que é menos agressiva. Com essa técnica, a safena não é removida. Uma microfibra ótica é introduzida na veia, e o laser de iodo instalado na ponta irá causar seu fechamento pelo calor.

Para as cirurgias cardíacas e demais tipos de bypass, há outras opções além das safenas, que possibilitam ótimos resultados nesses procedimentos (ex. Artéria torácica interna, artéria radial, etc).

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…