fbpx

Cirurgia de varizes convencional

Dra. Ana Carolina realizando cirurgia de varizes convencional

A cirurgia tradicional consiste na remoção cirúrgica das veias que apresentam déficit de sua função, como safenas ou veias perfurantes incompetentes, e das veias superficiais já dilatadas. A necessidade da remoção dessas veias é definida pelo exame físico complementado pelo exame por ecodoppler venoso colorido dos membros inferiores. A safena incompetente não tratada durante a cirurgia pode causar recidiva (o retorno) de varizes em menos de seis meses após a intervenção.

A extração da safena é normalmente feita através de duas incisões, uma na virilha e outra no tornozelo ou na parte interna do joelho. A safena é desconectada nesses dois pontos e um fino cabo de aço é introduzido na veia e amarrado a ela. Com esse cabo, a safena é extraída por uma das incisões e é realizada uma compressão local demorada para tentar minimizar os hematomas no trajeto da retirada da veia. Essa técnica, conhecida como fleboextracao de safena, é realizada há decadas no tratamento de safenas insuficientes com ótimos resultados a longo prazo, porém com algumas desvantagens frente às tecnicas mais atuais, como o ENDOLASER.

Essa extração traumática da veia resulta da formação de hematoma na face interna da coxa, além de poder causar a lesão de nervos que acompanham a veia num percentual pequeno dos casos, com sintomas de dormências principalmente abaixo próximo ao tornozelo, e lesões linfáticas com edema pós-operatório. Embora essas complicações sejam conhecidas de longa data, sua benignidade e baixa freqüência mantém a fleboextração como técnica mais utilizada no tratamento de safenas insuficientes. Todavia, os bons resultados obtidos com as técnicas mais atuais deve alterar essa realidade nos próximos anos.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Por que o tratamento de varizes e vasinhos deve ser feito pelo Cirurgião Vascular?

Nos últimos anos, houve uma grande invasão de ...

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp