Varizes

Como prevenir as varizes

Muitos pacientes procuram o consultório na busca por orientações sobre como prevenir as temidas varizes. Entretanto, não há uma fórmula para isso. Apesar de conhecermos formas de evitar o surgimento das complicações da doença venosa, como a úlcera varicosa, até o momento, não há publicação científica que tenha demonstrado uma forma eficaz de evitar o surgimento da doença venosa.

Embora seja inevitável que algumas pessoas desenvolvam varizes devido a fatores de influência genética ou hormonal, há algumas medidas gerais que beneficiam a circulação e que devem ser seguidas.

Inicialmente, é necessário entender que as varizes são veias cujas válvulas são incompetentes, o que permite sua dilatação com o sangue estagnado. Elas tornaram-se calibrosas, tortuosas e visíveis através da pele. As válvulas normalmente impedem o fluxo retrógrado de sangue dentro dos vasos sanguíneos  e mantém o fluxo de sangue de volta para o coração. No entanto, quando essas válvulas tornam-se fracas , elas se tornam incapazes de impedir o fluxo de sangue para trás. As válvulas nas veias das pernas são particularmente propensas a esse enfraquecimento, pois elas têm que contrapor as forças da gravidade para manter o sangue fluindo de volta para o coração.

Assim, já é possível compreender algumas das dicas abaixo.

Dicas de Prevenção de varizes

  • Evite permanecer em pé por longos períodos de tempo sem descanso. Isso causará uma pressão desnecessária sobre as pernas, enfraquecendo as válvulas das veias. O mesmo vale para permanecer sentado por longos períodos de tempo sem se levantar de vez em quando, pois vai incentivar a estase de sangue no sistema venoso da perna.
  • Pratique exercícios físicos regularmente. Incorpore atividades que mantenham a sua frequência cardíaca elevada, bem como atividades que promovam o desenvolvimento muscular das panturrilhas, que atuam como bombas da circulação venosa nas pernas.
  • Controle seu peso. Estar acima do peso ou obeso vai aumentar a pressão sobre suas pernas, contribuindo para o enfraquecimento das válvulas nas pernas. Perder peso vai ajudar a reduzir a quantidade de pressão sentida nas pernas, bem como melhorar o fluxo de sangue por todo o corpo, especialmente nas pernas.
  • Evite roupas apertadas e saltos muito altos. Roupas apertadas, especialmente aquelas apertadas ao redor das pernas, virilhas, coxas e na cintura vão impedir a capacidade de válvulas de efetivamente manter o sangue fluindo. Usar saltos maiores que 7cm por longos períodos de tempo pode aumentar a pressão sobre suas pernas, enfraquecendo as válvulas. Você deve tentar usar sapatos de salto baixo em vez disso, como eles podem não apenas diminuir a quantidade de estresse em suas pernas, mas também ajudar a tonificar os músculos em suas panturrilhas.
    Pare de fumar. Fumar e outras formas de tabaco podem prejudicar a circulação sanguínea e exacerbar a formação de veias varicosas.

Dra. Ana Carolina Freire Costa (CRM 32837)

Compartilhe este post:
  • 3
    Atividade Física

    Quer ter pernas saudáveis?

    Já mencionei em outros posts que as varizes podem ser minimizadas (mas não totalmente evitadas) por um estilo de vida saudável. ...
  • pernas-cruzadas
    Varizes

    Sentar com as pernas cruzadas causa varizes?

    Estudo recente publicado no Blood Pressure Monitoring Journal revela que não há conexão direta entre a maneira de se sentar e ...
  • Physiotherapist working with patient.
    Varizes

    Como prevenir as varizes

    Muitos pacientes procuram o consultório na busca por orientações sobre como prevenir as temidas varizes. Entretanto, não há uma fórmula para ...
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…