“Médicos divulgam novas orientações sobre meias compressoras”

Entidade divulga diretrizes para ajudar médicos a prescrever tratamento.
Meias são úteis para levar sangue ao coração em pessoas com varizes.
Do G1, em São Paulo

17/10/2011 07h00

Médicos divulgaram novas recomendações para o uso da meia compressora em tratamentos de doenças vasculares, durante congresso médico realizado em São Paulo em outubro. O conjunto de orientações foi reunido após consulta a 142 especialistas, durante dois anos.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) ao revelar as recomendações é padronizar o atendimento médico que utilizar as meias elásticas.

A meia elástica é útil para fazer o sangue retornar ao coração e é indicada para pessoas que tenham varizes e inchaço nas pernas. Os especialistas afirmam que o uso das meia reduz as dores, mas não impede o aparecimento das marcas.

Uma das diretrizes prega que, para prescrever a meia elástica no tratamento de varizes, os médicos devem saber a compressão exata de que o paciente precisa, o melhor modelo (3/4, 7/8, meia tipo calça) e o tamanho da perna. Cada paciente precisa ter a sua própria indicação e os médicos rechaçam a prática de emprestar meias de outras pessoas.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/medicos-divulgam-novas-orientacoes-sobre-meias-compressoras.html

Comentário da Dra. Ana Carolina:

Muitos pacientes portadores de doença venosa resistem ao uso adequado das meias elásticas, mesmo após tratamento com cirurgia ou cicatrização de feridas. Grande parte dessa dificuldade se deve ao nosso clima (usá-las no verão não é tarefa fácil mesmo para os mais disciplinados) e também pelo aspecto inestético da maioria das meias disponíveis no mercado.

As novas diretrizes reforçam os benefícios do uso das meias nos pacientes portadores de doença venosa em diferentes situações e também em gestantes, como forma de tratar sintomas de dores nas perna e inchaço.

Também foi discutido o uso de meias elásticas após as sessões de escleroterapia. Há estudos divergentes na literatura quanto a esssa prática e a pesquisa que embasou essa recomendação atual se fundamenta em questionário de avaliação dos próprios pacientes tratados. Embora a avaliação subjetiva de resultados deva sempre despertar alguma desconfiança, esse resultado sugere que a avaliação deve ocorrer caso a caso.

Entretanto, uma prática comum foi condenada no texto das novas diretrizes: o uso de meia elástica sem indicação médica. A facilidade de compra dessas meias em farmácias ou lojas de departamentos permite que pessoas comprem essas meias sem nenhuma avaliação ou orientação. É importante lembrar que o uso de meia elástica tem indicações específicas e deve sempre ser orientado por médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…