Miniflebectomia

Miniflebectomia é o termo dado à remoção de uma veia varicosa média ou grande através de uma pequena incisão na perna. As incisões são feitas de uma agulha como as usadas para coleta de sangue, apenas o suficiente para remover a veia com um resultado cosmético aceitável. As incisões são tão pequenas que não são necessários pontos para fechá-las e são apenas cobertas como um micropore.

As varizes são removidas das pernas e pode haver melhora inclusive da dor, além da melhora estétcia. Embora uma grande veia seja removida, não há prejuízo à circulação na perna. Essa veia não fará falta e o fluxo de sangue apenas será naturalmente direcionado para outras veias normais da perna.

Miniflebectomia é um procedimento ambulatorial, que não exige internação hospitalar. A dor após o procedimento é mínima, com bons resultados estéticos, já que as cicatrizes se tornam praticamente imperceptíveis. Também a melhora da dor e cansaço nas pernas após o procedimento é frequente.

Anteriormente ao procedimento, deve-se realizar um ecodoppler das veias da perna para assegurar o bom funcionamento das veias profundas e que não haja outras veias provocando as varizes mais superficiais.

A cirurgia costuma durar menos de uma hora e pode-se retornar às atividades normais já no dia seguinte. Há poucas restrições após o procedimento, como evitar alguns tipos de exercícios e exposição ao sol.