Varizes

Sentar com as pernas cruzadas causa varizes?

Estudo recente publicado no Blood Pressure Monitoring Journal revela que não há conexão direta entre a maneira de se sentar e o desenvolvimento de varizes.
Entretanto, isso não quer dizer que cruzar as pernas ao sentar não cause prejuízos para a saúde. O mesmo estudo constatou que sentar com as pernas cruzadas no joelho por longos períodos pode elevar discretamente a pressão arterial (cerca de 2-7%).

A principal conclusão do estudo é que não há efeitos imediatos de sentar com as pernas cruzadas. Entretanto, isso pode ser ruim depois de um longo período de tempo, porque realmente o que você deve fazer é se exercitar”- afirmou um dos pesquisadores.
Além disso, segundo o estudo,  esse vício de posição não só aumenta a pressão arterial, mas coloca pressão sobre as articulações do quadril. Dessa forma, cruzar as pernas ao sentar  causa algum incômodo de início até que essa se torne uma forma confortável de se sentar. Todavia, uma vez acostumado a isso, é um hábito muito difícil de mudar.
Para evitar desconforto e dor, deve-se fazer exercícios leves para manter o sangue circulando após longo período sentado. Por exemplo, ao levantar os pés do chão, flexione-os para cima e para baixo, o que ajuda a manter o bombeamento do sangue em suas pernas. Se seu trabalho exige muito tempo sentado, pode ser uma boa idéia programar um alarme que o lembrará de se mexer de tempos em tempos, de modo que as pernas sofram tanta pressão.

Em conclusão, o hábito de se sentar com as pernas cruzadas não está realmente relacionado ao surgimento de veias varicosas. É preciso permanecer nessa posição por um período muito longo para que haja qualquer perigo real, mas é importante estar atento aos sintomas de suas pernas. Um desconforto leve pode se mostrar algum muito pior. Ademais, as pernas já sofrem bastante sobrecarga todos os dias, então por que colocar mais pressão sobre elas do que é necessário?

Dra. Ana Carolina Freire Costa (CRM 32837)

Compartilhe este post:
  • 3
    Atividade Física

    Quer ter pernas saudáveis?

    Já mencionei em outros posts que as varizes podem ser minimizadas (mas não totalmente evitadas) por um estilo de vida saudável. ...
  • pernas-cruzadas
    Varizes

    Sentar com as pernas cruzadas causa varizes?

    Estudo recente publicado no Blood Pressure Monitoring Journal revela que não há conexão direta entre a maneira de se sentar e ...
  • Physiotherapist working with patient.
    Varizes

    Como prevenir as varizes

    Muitos pacientes procuram o consultório na busca por orientações sobre como prevenir as temidas varizes. Entretanto, não há uma fórmula para ...
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…