Tratamento de Varizes com Espuma

Preparo da espuma para aplicação

Preparo da espuma para aplicação

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente sobre o uso da Espuma no tratamento de varizes. Entretanto, como toda publicação da imprensa leiga, muitas informações importantes não foram esclarecidas de forma adequada. A principal delas é a real indicação do tratamento com espuma densa. Muitos pacientes ficaram sob a impressão de que o tratamento com espuma é uma opção para qualquer paciente com indicação de cirurgia de varizes, o que não é verdade.

Embora seja uma técnica importante, a espuma segue hoje como a segunda opção ao tratamento das varizes. Para a insuficiência de safena, a primeira opção é a técnica de ablação com laser (cirurgia a laser) e, para as microvarizes (aquelas veias esverdeadas), a miniflebectomia (microcirurgia) permanece a melhor opção.

O uso da espuma densa é uma opção valiosa no tratamento de pacientes com contra-indicação ao procedimento cirúrgico em virtude de doenças cardiológicas, por exemplo; com múltiplas cirurgias de varizes anteriores e veias tão tortuosas que seria muito difícil trata-los com laser; para aqueles pacientes que não desejam se submeter à cirurgia; ou quando o tratamento em grande número de pacientes é necessário num sistema de acesso tão difícil quando o nosso SUS.

Assim, a escolha do método ideal envolve a avaliação de diversas variáveis além da própria vontade do paciente, que deve ser sempre respeitada, desde que adequadamente esclarecido sobre potenciais resultados e complicações de todas as técnicas disponíveis.

Consulte sempre um Cirurgião Vascular.

Boa sorte!

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Por que as varizes causam coceira?

Basta a coceira aparecer para arranharmos a perna: ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…