Cirurgia de varizes convencional

Tratamento varizes porto alegre Dra Ana Carolina Freire Costa 014 Cirurgia de varizes convencional

Dra. Ana Carolina realizando cirurgia de varizes convencional

A cirurgia tradicional consiste na remoção cirúrgica das veias que apresentam déficit de sua função, como safenas ou veias perfurantes incompetentes, e das veias superficiais já dilatadas. A necessidade da remoção dessas veias é definida pelo exame físico complementado pelo exame por ecodoppler venoso colorido dos membros inferiores. A safena incompetente não tratada durante a cirurgia pode causar recidiva (o retorno) de varizes em menos de seis meses após a intervenção.

A extração da safena é normalmente feita através de duas incisões, uma na virilha e outra no tornozelo ou na parte interna do joelho. A safena é desconectada nesses dois pontos e um fino cabo de aço é introduzido na veia e amarrado a ela. Com esse cabo, a safena é extraída por uma das incisões e é realizada uma compressão local demorada para tentar minimizar os hematomas no trajeto da retirada da veia. Essa técnica, conhecida como fleboextracao de safena, é realizada há decadas no tratamento de safenas insuficientes com ótimos resultados a longo prazo, porém com algumas desvantagens frente às tecnicas mais atuais, como o ENDOLASER.

Essa extração traumática da veia resulta da formação de hematoma na face interna da coxa, além de poder causar a lesão de nervos que acompanham a veia num percentual pequeno dos casos, com sintomas de dormências principalmente abaixo próximo ao tornozelo, e lesões linfáticas com edema pós-operatório. Embora essas complicações sejam conhecidas de longa data, sua benignidade e baixa freqüência mantém a fleboextração como técnica mais utilizada no tratamento de safenas insuficientes. Todavia, os bons resultados obtidos com as técnicas mais atuais deve alterar essa realidade nos próximos anos.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Artigos que também podem lhe interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Hit Counter provided by Cheap Seo Packages