Como é a recuperação pós-operatória da cirurgia de varizes?

RECUPERAÇÃO  300x246 Como é a recuperação pós operatória da cirurgia de varizes?

A recuperação varia muito de acordo com o tipo de cirurgia realizada e gravidade do caso tratado. Mesmo nos casos mais avancados, espera-se retorno às atividades normais em 15 dias.

O repouso: Nos casos de retirada de safena pela técnica convencional, deve-se fazer 3 dias de repouso. Não é necessário ficar deitado todo o tempo e nem é aconselhável. Você pode ir ao banheiro, tomar banho e fazer as refeições normalmente. A partir do 3o dia, caminhadas curtas em solo plano são liberadas, aumentando na medida em que não houver desconforto.

Para as cirurgias de ablação de safena com laser ou retirada apenas de veias superificiais, o paciente já deve caminhar no dia seguinte da cirurgia.

Meias elásticas: o uso de meias elásticas de média compressão está indicado assim que o paciente começar a caminhar, apenas durante o dia, por 2 meses após a cirrugia. Geralmente em duas semanas as atividades físicas podem ser liberadas, de acordo com avaliação médica. É importante ressaltar que, embora o uso no pós-operatório seja indicado por um período restrito, os pacientes com doença varicosa devem adquirir o hábito de usar meias elásticas no dia-a-dia, sempre que permanecerem muito tempo em pé ou sentados na mesma posição.

Exposição ao sol: O banho de sol está liberado após desaparecerem as manchas roxas, o que geralmente ocorre em torno de 21 a 40 dias depois da cirurgia.

Acompanhamento: As consultas de pós-operatório ocorrem em 3 ocasiões, conforme orientação, para que o cirurgião vascular possa avaliar os resultados da cirurgia. Após esse período, são aconselhados retornos anuais para reavaliaçã e orientações de prevenção.

Pratique esportes: A prática de atividades físicas que fortaleçam a musculatura da panturrilha é aconselhável para pacientes com tendência a varizes. São bons exemplos: caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, musculação, pilates, entre outros esportes.

Tratamentos estéticos como depilação, massagem relaxante, drenagem linfática, entre outros são liberados após um período mínimo no pós-cirúrgico. Para saber o tempo indicado, converse com seu médico, pois os intervalos variam de acordo com o porte da cirurgia realizada.

Não tome nenhuma atitude sem orientações de um especialista em varizes (médico angiologista e cirurgião vascular).

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Artigos que também podem lhe interessar:


Hit Counter provided by Cheap Seo Packages