Cirurgia a Laser para Varizes

A técnica de cirurgia de varizes com laser també é chamada de laser endovenoso, endolaser ou ablação térmica.

O que é a cirurgia de varizes a laser?
Esse é um novo método de tratamento de varizes, menos agressivo. Ao invés de extrair a veia de forma traumática, usa-se o laser para aquecê-la até destruí-la. O calor destrói as paredes das veias e esta acaba por ser reabsorvida pelo organismo. Trata-se de um procedimento mais simples, que pode ser realizado até mesmo sob anestesia local em alguns casos.

Quem pode ser tratado com laser?
O laser é utilizado para o tratamento das veias maiores e não tão superficiais, principalmente as safenas, quando estão doentes. Quase todos os pacientes com varizes são adequados para o endolaser. Os poucos que não são (geralmente aqueles com pequenas veias recorrentes após a cirurgia prévia), normalmente podem ser tratados apenas por escleroterapia com espuma.

Como é o procedimento?
O procedimento é realizado sob anestesia local, geral ou raquianestesia e normalmente dentro do bloco cirúrgico. As veias dilatadas são marcadas com uma caneta especial para que possa ser localizadas quando o paciente se deitar para o procedimento. Dependendo da localização das veias a serem tratadas, pode ser necessário deitar de barriga para cima ou para baixo. A veia é puncionada com auxílio de ecografia e um cateter é inserido no seu interior.
A fibra de laser é introduzida pelo cateter e posicionada de forma a tratar toda a veia desejada. O laser é disparado e sua ação acompanhada em tempo-real com ecografia até atingir resultado satisfatório em todas as veias tratadas. Terminado o tratamento com laser, outras veias superficiais são retiradas através de pequenas incisões ou tratadas com escleroterapia ou espuma. O procedimento todo dura entre 40 e 90 minutos em média. Então, meias elásticas são colocadas nas pernas e recobertas por faixas.

O que acontece após o tratamento?
O paciente é liberado para casa no mesmo dia, após algumas horas de observação. O retorno pode ser em carro particular, porém não dirigido pelo paciente. Meias elásticas deverão ser usadas nas semanas seguintes ao procedimento. Não é necessário repouso e o retorno às atividades normais costuma ocorrer após uma semana.
Nos primeiros dias após a cirurgia, é esperado sentir apenas leve desconforto e até mesmo sensação de pressão ou peso nas pernas. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos é orientado e costumam controlar os sintomas.

É necessário tratamento adicional?
Se o tratamento for realizado apenas para aliviar os sintomas, então nenhum outro tratamento é geralmente necessário. Entretanto, para objetivos estéticos, normalmente são necessários outros tratamentos, como a escleroterapia.

Quais são as complicações?
As complicações graves após a cirurgia de varizes com laser são muito raras.

Tromboflebite: inflamação de veias superficiais que se comunicam com as veias tratadas com laser. O próprio organismo controla e elimina o processo ao longo de algumas semanas.
Lesão de nervos: Nervos próximos às veias tratadas também podem ser danificados pelo calor ou mesmo lesionados durante a remoção das veias superficiais e alguns pacientes podem notar áreas de dormência na pele, que desaparecem após alguns meses.
Queimadura: Embora seja possível para queimar a pele com o laser, na prática isso é muito raro.
Trombose venosa profunda: O risco após o endolaser é muito baixo, mas há relatos.