Microvarizes

As microvarizes são pequenos vasos dilatados, tortuosos, situados na gordura dos membros inferiores, chamadas veias reticulares ou colaterais. Têm dimensões entre 2 e 5 mm, calibre intermediário entre as varizes e telangiectasias (vasinhos). São, em geral, assintomáticas, porém geram grande desconforto estetico. Podem estar ou não associadas a varizes grossas e telangiectasias.

Estas veias são muito freqüentes na face posterior do joelho e lateral da coxa e perna. Aparecem também na parte de dentro do joelho e coxa e às vezes na frente do osso da perna.

Ja telangiectasias são os vasos cutâneos visíveis que medem de 0,1 a 1 mm de diâmetro, popularmente conhecidos como “vasinhos” ou “varicoses”. Podem se apresentar como linhas fracamente vermelhas até um aspecto roxo e elevado, como cachos de uva. Muitas vezes, nota-se a conexão com as veias reticulares, maiores e nutridoras dessas microvarizes. Nesses casos, o tratamento completo pode incluir a correção cirúrgica das varizes maiores.

A cirurgia de microvarizes costuma ser feita sob anestesia local ou raquianestesia. As microvarizes são retiradas por pequenas incisões, tão pequenas, que não necessitam pontos para cicatrizar. A cirurgia é feita com o auxílio de microganchos que retiram as veias. É necessário um período de repouso, usualmente de três a quatro dias, quando se retoma a atividade normal. Ginástica pode ser feita em 7 dias. É necessário aguardar a resolução dos hematomas para expor a região tratada ao sol, normalmente 20 a 45 dias.

Informações importantes:

Local de realização: hospital

Internação Hospitalar: Desnecessária

Levantar da cama: dia seguinte a cirurgia

Repouso relativo: 4 dias

Tempo para o procedimento: 1 a 3 hs

Retorno para as atividades domésticas: 4 dias

Retorno para as atividades profissionais: 4 dias

Retorno para as atividades esportivas: 7 dias

Voltar para a página inicial