Meia elástica esportiva e varizes

Para os pacientes que já apresentam varizes, é recomendável que a prática de exercícios seja feita com as meias elásticas. Entretanto, muitos reclamam do desconforto gerado pelo uso das meias.

Os esportistas mais atentos já devem ter observado alguns corredores com meias pouco abaixo dos joelhos mesmo em dias de temperaturas mais elevadas. Trata-se das meias elásticas esportivas, uma recente inovação no mundo dos atletas de alta performance em corridas.

Estudos com corredores profissionais demonstraram que o uso de meias de compressão durante a corrida melhora a performance do atleta e proporciona melhor recuperação pós-esforço. O mecanismo responsável por esses resultados permanence pouco explicado, mas foi sugerido que se deva a menores níveis de ácido lático pós-atividade, redução de trauma muscular e melhora na performance e no retorno venoso.

Esses efeitos foram alcançados mesmo com meias de suave compressão, que também foram consideradas as mais confortáveis de se usar pelos atletas. A vantagem dessas meias para os portadores de doença vascular e que usam meis elásticas regularmente está no desenvolvimento de materiais diferenciados adequados à práticas esportiva. É razoável presumir que ela trará benefícios ao atleta tanto amador como profissional de várias modalidades esportivas.

Deve-se lembrar que a maioria dessas pesquisas foi feita com atletas profissionais e não foram testados os resultados em esportistas amadores. Portanto, antes de decidir aderir à nova tendência, é importante procurar um médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, pois em alguns casos essas meias podem ser contraindicadas. Uma avaliação adequada poderá fornecer as orientações necessárias e evitar maiores riscos.

Bibliografia:
Ali A, et al. The effect of graduated compression stockings on running performance. J Strength Cond Res. 2011 May;25(5):1385-92.

Kemmler W, et al. Effect of compression stockings on running performance in men runners. J Strength Cond Res. 2009 Jan;23(1):101-5.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…