Cirurgia de varizes com laser (ENDOLASER)

A técnica da cirurgia de varizes com o uso do laser endovenoso (EVLT – Endovenous Laser Treatment ou endolaser) é um método recente e menos traumático de tratamento para as varizes mais calibrosas, especialmente as safenas.

Ao invés de “arrancar” a safena, conforme descrito na técnica convencional da cirurgia de varizes, uma fibra ótica é introduzida na veia através de uma pequena punção com agulha ou pequena incisão próximo ao tornozelo, até o ponto da origem do refluxo. Nesse momento, iniciam-se os disparos dos pulsos de laser, que aquecem as estruturas próximas e resultam na cauterização e obliteração do vaso, na extensão que se fizer necessária no caso tratado. O procedimento é guiado por ecodoppler.

Essa técnica melhorou o tratamento do refluxo de safena por ser uma alternativa que resulta em menor trauma operatório e ausência de hematomas no trajeto da safena. O pós-operatório é praticamente indolor, o paciente pode caminhar já no dia seguinte à cirurgia e retorna rapidamente às suas atividades habituais. Além disso, as lesões nervosas e linfáticas da cirurgia tradicional não acontecem com esse procedimento endovascular.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…