fbpx

É possível tratar as varizes por Planos de Saúde?

Tratamento de Varizes pela Unimed

Uma das dúvidas mais frequentes tanto em consultório quanto aqui e nas redes sociais é sobre quanto do tratamento de varizes e vasinhos pode ser feito pelos convênios.

Muitos pacientes acham que a discussão gira em torno do que qualifica um procedimento como “estético”ou “funcional”. Então, queixam-se de sentir dor e desconforto nas pernas por causa dos vasinhos e que, por isso, o Plano de Saúde deveria oferecer cobertura para o procedimento.

Mas a verdade é que a cobertura dos planos de saúde para qualquer procedimento está definida no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS). E esse Rol é atualizado ano a ano.

Evidentemente, qualquer afirmação que eu escreva hoje sobre essa lista de cobertura vale apenas para hoje. Assim, vale a pena conferir a lista atualizada no momento em que ler este artigo.

Atualmente, entre os procedimentos que se referem ao tratamento de varizes, a lista consta apenas da Cirurgia Convencional de Varizes, sem uso de Laser. Esclerose de vasos pode ser usada apenas para veias do esôfago, em pacientes portadores de cirrrose, por exemplo, mas não para as telangiectasias (aqueles pequenos vasinhos) das pernas.

Assim, a própria cirurgia com uso da técnica de Endolaser não tem a cobertura prevista para planos de saúde. E esse tipo de tratamento não tem absolutamente nada de estético, pois pode tratar safenas doentes, por exemplo. O procedimento de laser transdérmico também não faz parte da lista. Então, independente de ocasionarem ou não sintomas, esse tipo de tratamento pode não ser coberto pelo seu convênio.

Ainda assim, é possível que alguns convênios cubram esses procedimentos, mas apenas por questões pontuais de contrato com alguns usuários, mas não são a regra.

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Cirurgia de Varizes precisa ser feita em Hospital?

Você provavelmente ainda não sabe, mas hoje em ...

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp