fbpx

Dicas para não sofrer com as Varizes no Verão

O calor agrava os sintomas das veias varicosas, mas existem maneiras de se manter confortável mesmo com o aumento da temperatura.

Conforme as temperaturas aumentam nos meses de verão, os sintomas das veias varicosas também pioram. Se você sofre de varizes, provavelmente notou piora na dor e inchaço causado pelas veias salientes em suas pernas ou pés nesse período.

Há uma razão para esse fenômeno: embora o calor não cause varizes, ele pode agravar o desconforto que os esses pacientes já enfrentam diariamente. Isso ocorre devido à forma como nosso sistema circulatório combate os efeitos de temperaturas excessivamente altas.

Por que o calor é ruim para as veias varicosas?

O calor exacerba a causa subjacente das veias varicosas, que é um mau funcionamento das válvulas das veias das pernas. Essas válvulas são responsáveis ​​por bombear o sangue das pernas para o coração. No entanto, as válvulas às vezes ficam fracas devido a vários fatores de risco, como ficar sentado ou em pé por longos períodos, obesidade, hereditariedade e gravidez.

Quando as válvulas enfraquecidas não conseguem empurrar o sangue para cima, em direção ao coração, as paredes das veias ficam tensas por terem que conter esse refluxo de sangue. Isso leva aos sinais clássicos de varizes e vasinhos ao longo das pernas ou pés.

Durante o verão, esse acúmulo de sangue nas veias é intensificado pelo calor. Para esfriar, nossos vasos sanguíneos se dilatam e forçam os fluidos – na forma de suor – para a superfície da pele. Veias com válvulas saudáveis ​​são capazes de acomodar esse fluxo extra de sangue. As veias com válvulas danificadas não conseguem, o que intensifica o inchaço e as dores das veias varicosas.

Como minimizar o Calor das Varizes?

Abaixo vou listar 5 medidas que podem ajudar a aliviar o desconforto:

Hidratação: A desidratação causa cãibras musculares e inchaço nas pernas. Portanto, beba bastante água para manter as veias funcionando corretamente. Além disso, evite bebidas alcoólicas que possam causar desidratação.

Fique longe do sol do meio-dia. Manter-se ativo e praticar exercícios é uma ótima maneira de reduzir os sintomas das varizes e vasinhos. No entanto, durante o verão, programe seus treinos ao ar livre para quando a temperatura cair. Praticar exercícios quando o sol e o calor estão mais fortes pode acabar piorando os sintomas, além de outros riscos. Se você faz exercícios ao ar livre, experimente nadar ou simplesmente caminhar na água. Essas atividades não apenas aliviam os sintomas, mas também promovem uma boa circulação, trabalhando os músculos da panturrilha.


Resfriamento: Se você tomar sol, mergulhe uma toalha em água fria e espalhe-a sobre as pernas. Tome uma ducha ou banho em água fria para diminuir os vasos sanguíneos e reduzir o inchaço. E sempre que possível, fique em locais com ar condicionado.


Eleve as pernas: Para estimular o fluxo sanguíneo das pernas para o coração, apoie as pernas em um travesseiro pelo menos três vezes ao dia por 15 a 20 minutos. Isso alivia o inchaço e o peso que geralmente estão associados às veias varicosas.


Use meias de compressão
. Para dar uma ajuda extra às válvulas das veias varicosas, coloque um par de meias de compressão. Se você sentir calor com elas, polvilhe as meias com água fria. Consulte um cirurgião vascular, caso ainda não tenha a indicação de uma para comprar.

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Se você tem muitas veias nos pés, precisa ler esse post

Ter veias dos pés visíveis é absolutamente normal. ...

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp