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Dicas para quem decidiu parar de fumar

Dificilmente um fumante passará em consulta com um cirurgião vascular e não ouvirá um sermão sobre os males do cigarro. Como forma de auxiliar aqueles que têm a intenção de abandonar esse hábito, descrevo algumas dicas que podem ser úteis.

O mais importante é decidir parar de fumar. Esta é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar sua saúde geral e acrescentar anos a sua vida. Pessoas que param de fumar geralmente vivem mais do que as pessoas que continuam fumando.
Para aumentar as chances de sucesso, é importante se preparar para : 1) o seu último cigarro e 2) os desejos, impulsos e sentimentos que acompanham esse processo.

Escolha uma data dentro dos próximos sete dias em que você vai parar de fumar. Use o tempo até o  dia escolhido para se preparar e gradualmente reduzir o número de cigarros que fuma.

Há três maneiras de parar de fumar. Escolha o método que lhe pareça melhor:

  1. Parar de fumar de uma só vez no dia escolhido., sem prolongar as reflexões sobre a decisão.
  2. Reduzir o número de cigarros que fuma por dia gradativamente até parar de fumar completamente. Por exemplo, se você fuma 20 cigarros por dia agora, reduzida a 10 por dia, durante dois ou três dias. Depois corte a cinco cigarros por dois ou três dias. Até chegar o dia escolhido para parar de fumar completamente.
  3. Fumar apenas parte de cada cigarro: Reduza progressivamente quanto fuma de cada cigarro. Dois dias antes do dia escolhido para parar, você deve fumar não mais do que 1 / 4 de cada cigarro.

Em alguns casos, o uso de medicações pode facilitar a fase inicial de abandono do vício. Faça o teste a seguir para descobrir se medicamentos podem ajudá-lo.
1. Quantos cigarros você fuma por dia?
a. 0-5
b. 6-10
c. 11-15
d. 16-20
e. 21-25
f. Mais de 25

2. Quando você está em casa doente e ficar na cama toda a estada, você ainda fuma? S/N
3. Depois de acordar de manhã, você tem o seu primeiro cigarro dentro de 30 minutos? S/N

Se você fuma mais de 25 cigarros por dia, e você respondeu “Sim” à pergunta n º 2 ou n º 3, você pode estar viciado em nicotina. Um medicamento de reposição de nicotina (goma, spray, patch ou inalador) pode ajudá-lo a parar de fumar.

Existem também medicamentos que não repõem nicotina, mas que podem ajudar a reduzir os sintomas de sua retirada. A bupropiona é o principal exemplo, mas deve-se salientar que seu uso tem sido associado a relatos de mudanças de comportamento, incluindo hostilidade, agitação, humor deprimido, e pensamentos ou atos suicidas.

Medicamentos são mais úteis quando usados corretamente e combinados com um programa de modificação do comportamento como este. Uma avaliação médica é fundamental para a decisão de iniciar qualquer medicações e acompanhar seus efeitos.

Prepare-se para abandonar o vício

  • Tenha alimentos com baixo teor de gordura para comer quando parar de fumar, tais como: Frutas frescas, balas, chicletes ou outros alimentos de preferência (apenas os saudáveis…).
  • A cada dia sem fumar, compense-se com uma atividade prazerosa, como: assitir a um filme, visitar amigos, passeios, um hobby.
  • Livre-se de cada cigarro, fósforo, isqueiro e cinzeiro de sua casa, escritório e carro.

Fique atento aos grandes benefícios e mudanças que parar de fumar lhe trará: melhora da circulação sanguínea, melhora do controle da pressão arterial e freqüência cardíaca e retorno dos níveis de monóxido de carbono e oxigênio no sangue ao normal. Poucos dias após abandonar o cigarro, sua respiração se torna mais fácil e os seus sentidos do olfato e paladar melhoram.

É esperado sentir desejo de fumar após deixar o cigarro. A vontade de fumar deve diminuir diariamente após você parar de fumar. Mas é preciso se preparar para evitar recaídas.

  • Marque no calendário o número de dias desde que você abandonou o cigarro. Enquanto os dias passam, você vai ver quanto tempo investiu em parar – mais uma razão para ficar sem fumar.
  • Não se auto-medique! Medicamentos podem ajudar muito esse processo, mas se não forem usados corretamente, os resultados não serão satisfatórios.

Dra. Ana Carolina Freire Costa (CRM 32837)

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