Musculação causa varizes?

Para os atletas de alta performance, como halterofilistas e fisiculturistas, há maior predisposição para ocorrência de varizes, pois nesses exercícios, exige-se grande aumento da pressão intra-abdominal. Isso aumenta a pressão sobre as veias que drenam o sangue das pernas, o que dificulta o retorno venoso.

Fora dessas atividades muito exigentes acima descritas, ginástica e musculação, desde que recomendadas pelo médico e acompanhadas por professores de educação física, não só não provocam varizes, como também ajudam a evitá-las.

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes e auxilia no seu melhor funcionamento.

Além disso, coordenar a respiração durante a execução do exercício também é fundamental. A respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. Quando não soltamos o ar durante a contração abdominal, o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado à tendência genética, por exemplo, pode favorecer o aparecimento de varizes.

Caso o praticante de musculação seja portador de varizes ou tenha casos na família, recomenda-se uma avaliação médica complementar com um cirurgião vascular, que indicará a melhor prática física de acordo com suas reais condições de saúde.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
  • 3
    Atividade Física

    Quer ter pernas saudáveis?

    Já mencionei em outros posts que as varizes podem ser minimizadas (mas não totalmente evitadas) por um estilo de vida saudável. ...
  • pernas-cruzadas
    Varizes

    Sentar com as pernas cruzadas causa varizes?

    Estudo recente publicado no Blood Pressure Monitoring Journal revela que não há conexão direta entre a maneira de se sentar e ...
  • Physiotherapist working with patient.
    Varizes

    Como prevenir as varizes

    Muitos pacientes procuram o consultório na busca por orientações sobre como prevenir as temidas varizes. Entretanto, não há uma fórmula para ...
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Tratamento de Varizes com Espuma

Recentemente foi veiculada na imprensa uma reportagem excelente ...

Inscreva-se

Postagens recentes

Tratamento de Varizes com Espuma

1

ATEROSCLEROSE DA ARTÉRIAS DAS PERNAS

2

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

pernas-saudaveis

Por que as varizes causam coceira?

3

Quer ter pernas saudáveis?

Pesquisar…