fbpx

Praticar exercícios previne o surgimento de varizes?

Essa crença é amplamente disseminada! Muitos pacientes que praticam esportes ficam indignados quando percebem que tem varizes. Como se fazer exercícios fosse “vacina”contra varizes. Mas não é.

As veias fazem o retorno do sangue sem oxigênio para o coração. Para que esse fluxo aconteça, é necessário ter veias saudáveis e um bom bombeamento realizado pela atividade muscular e respiração.

O aparecimento de varizes está muito ligado ao fator genético, fatores hormonais, idade e estilo de vida.

Os exercícios não previnem o surgimento de varizes. Aliás, para quem tem varizes, exercícios mal executados podem até piorar o problema.

As varizes são veias dilatadas que perderam sua função normal. Ao invés do fluxo seguir de volta ao coração, acontece o contrário: ele desce, “acumulando” nas pernas, fenômeno conhecido como refluxo, que muitos chamam de “má circulação”.

Essa “má circulação” provocada pelas varizes pode ser de certa forma amenizada reforçando o funcionamento da “bomba muscular”.

Dessa forma, a prática de atividades físicas vai estimular o sistema circulatório e também ajudar a reduzir a dor e inchaço nas pernas de quem têm a doença.

Dentre as opções de esportes mais indicados estão: caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica e pilates, porque não têm impacto. E a musculação? Se executada de forma adequada, sem exageros de carga, também está liberada.

Então fica a dica: exercícios não previnem varizes, mas amenizam os sintomas

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Quer ter pernas saudáveis?

Já mencionei em outros posts que as varizes ...

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp