fbpx

Tratamento de varizes

O tratamento das varizes tem como objetivos o alívio da sintomatologia, tratar e prevenir complicações, prevenir recorrência e proporcionar satisfação cosmética com mínimos efeitos colaterais.

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. A escolha está relacionada à extensão do acometimento vascular e preferência do profissional e paciente:

  1. Escleroterapia química–Utilizada para as microvarizes ou vasos e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substancias esclerosantes que provocam irritação da parede venosa e sua oclusão subsequente. Costumam ser necessárias aplicações repetidas nas áreas mais acometidas para se obter melhores resultados.
  2. Laser escleroterapia – a escleroterapia com laser está em evolução e ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desenvolvimento poderão ampliar a sua utilização. Há a opção de realizar o tratamento misto: laser e injeções.
  3. Cirurgia – as cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A grande maioria das varizes pode ser realizada hoje através de mini-incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 12 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.
  4. Laser endovenoso – consiste na introdução de cateter com laser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.
  5. Radiofreqüência – é a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radio-freqüência).

O tratamento clínico das varizes dos membros inferiores inclui algumas medidas gerais, uso de meias elásticas e, eventualmente, de medicamentos venoativos.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Voltar para a página Inicial

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Por que o tratamento de varizes e vasinhos deve ser feito pelo Cirurgião Vascular?

Nos últimos anos, houve uma grande invasão de ...

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp