fbpx

As varizes podem voltar após a cirurgia?

Não. A cirurgia de varizes programada e realizada pelo médico especialista vascular remove as veias dilatadas e, uma vez retiradas, as mesmas veias nao poderiam retornar. Nos casos em que a avaliação pré-operatória demonstrou insuficiência de safenas, estas também devem ser tratadas para prevenir que as varizes voltem precocemente.

Entretanto, em 20% dos casos, novas veias dilatadas aparecem nos mesmos ou em outros lugares da perna. Isso porque a cirurgia de varizes trata apenas as veias que se encontram dilatadas naquele momento, mas não corrige a tendência do paciente a dilatar veias normais e desenvolver outras varizes. Com isso, novas varizes podem surgir.

Para tentar evitar o surgimento de novas varizes, é importante seguir orientações para melhora da circulação, conforme indicação do cirurgião vascular para o seu caso.

A possibilidade do surgimento de novas varizes não deve impedir ou postergar o tratamento daquelas que já apresentam problema, pois o resultado estético do tratamento de varizes é tanto melhor quanto mais cedo for iniciado o tratamento.

Mesmo após um tratamento bem sucedido de varizes, é recomendável que os pacientes procurem um cirurgião vascular anualmente para revisões sistemáticas.

Mesmo mulheres jovens que ainda não engravidaram não devem retardar o início do tratamento para após a gestação, pois as varizes tendem a se agravar durante esse período e costumam causar ainda mais desconforto se não forem tratadas adequadamente.

Praticar esportes e realizar caminhadas de no mínimo 30 minutos ajudam a combater as varizes.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Por que as varizes voltam?

Por que as varizes voltam?

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp