fbpx

Salto alto causa varizes?

Salto médio: CORRETO, ideal para favorecer a circulação do sangue

Não. Apesar de ser uma dúvida muito comum, não há estudos que demonstrem relação causal entre o uso de salto alto e o surgimento de varizes. O salto pode até melhorar o desempenho da circulação venosa.

Nossos pés foram “desenhados” para uso em solos irregulares, com diversas texturas e densidades. Na vida moderna, principalmente nas cidades, nossos pés estão quase sempre em contato com pisos duros, regulares, causando impacto adicional e tornando a pisada muito “plana”. Como o bombeamento do sangue das veias é feito pela contração muscular, quanto mais “plana” a pisada, menor é a efetividade da contração muscular. O salto (desde que não muito alto) pode melhorar a performance da contração muscular, bombeando mais sangue venoso, aliviando a pressão venosa nas pernas.

"Rasteirinha": ERRADO, prejudica a circulação

Um estudo do Dr. João Potério, cirurgião vascular da UNICAMP, mostrou melhora da performance da “bomba” muscular venosa da panturrilha com o uso de salto alto entre 4 e 6 cm.

Salto muito alto: ERRADO, prejudica a circulação do sangue

Entretanto, saltos muito altos (7-10cm), segundo dados da pesquisa do médico Wagner Tedeschi Filho, da USP, impedem que o tornozelo trabalhe em seu ângulo ideal. Isso limita a articulação e leva a um encurtamento do curso de trabalho da panturrilha. Isso prejudica o retorno venoso da perna, o que pode causar varizes e outras doenças venosas.

Dra. Ana Carolina Freire Costa, médica (CRM/RS 32837)

Compartilhe este post:
Carregar mais artigos relacionados

Veja Também

Por que as varizes voltam?

Por que as varizes voltam?

Inscreva-se

Pesquisar…

Envie sua Mensagem
Enviar via WhatsApp